Dias 10, 11 e 12 – Porto Alegre (RS) e Sananduva (RS)

Saímos de Punta del Este no domingo cedinho (próximo das 06h). O café da manhã prometido na noite anterior foi servido no horário combinado (05h30). Passamos num posto para colocar US$20 de gasolina (litro a R$3,77), pois com o que tinha no tanque não chegaríamos na fronteira.

O trecho entre Punta e a fronteira foi extremamente tranquilo, tanto que fizemos os 250 km em pouco mais de 2 horas e meia. No trajeto tiramos as fotos das duas placas que havíamos comentado no post dos dias 3 e 4.

Devolvemos o papel na Aduana uruguaia recebido na ida, chegando em Chuy propriamente dito próximo das 09h. 90% das lojas ainda estavam fechadas, então aproveitamos para encher o tanque no mesmo posto da ida (R$2,92 o litro, não tiramos a média por causa do abastecimento de US$20).

Próximo das 09h30 as lojas começaram a abrir e então fomos às compras. Próximo das 11h15 saímos rumo a Porto Alegre. Na Aduana brasileira, um ou outro policial, mas nenhum deles resolveu parar o carro (não gastamos mais do que a cota, então não teria problema também). O almoço foi no carro mesmo, banhado a um delicioso chocolate Milka comprado numa das duty-free e um Fandangos.

O trecho entre Chuí e Pelotas foi bastante rápido, e novamente vimos várias capivaras, jacarés e algumas aves na Estação Ecológica do Taim. Chegamos em Pelotas próximo das 13h30. Ao contrário do que aconteceu na ida, o trecho entre Pelotas e Porto Alegre foi bem tranquilo, e chegamos perto de Porto Alegre às 16h30 (duas horas antes do jogo entre Grêmio x Palmeiras). A BR parou a 7 km da entrada da cidade, e ficamos uma meia hora parados, mas chegamos no estádio as 17h15. De pedágios, gastamos R$36,80 no trecho.

Deixamos o carro num estacionamento próximo (R$20), e compramos os dois ingressos de visitante (R$50 cada) para o jogo. Sobre o jogo, nada a declarar, foi literalmente uma várzea. Mas valeu por ter conhecido o Olimpíco antes da demolição dele. Não levamos a máquina para o estádio, então sem fotos :) A janta foram dois cachorros quentes do estádio mesmo :)

Em Porto Alegre, abastecemos novamente o tanque de gasolina na segunda pela manhã (R$2,75 o litro, 17 km/litro de média no trecho). Almoçamos comida a quilo (brasileira!!!!) no Shopping Bourbon (R$16,50 o buffet livre com 2 grelhados) e saímos de Porto Alegre às 12h30 rumo a Sananduva. No caminho, algumas estradas renderam belas fotos, como a de baixo:

Também encontramos o time do Palmeiras voltando do jogo, kkkk.

A 170 km de nosso destino final, paramos num lugar que era hotel/lanchonete/restaurante e que possuía algumas “esculturas” bastante interessantes, todas feita de sucata:

Próximo a Sananduva registramos o pôr do sol:

Chegamos no destino às 18h30 e encontramos nossos colegas no supermercado comprando os apetrechos para o típico churrasco gaúcho. Depois de algumas Budweisers e muita carne na casa da Dona Rosita (mãe do nosso colega Eduardo, que estudou comigo na UDESC e é noivo da Maríndia), fomos dormir no apartamento deles.

Na terça-feira um tour pela pequena e pacata cidade (pouco mais de 15 mil habitantes) guiado pelo casal de amigos e um almoço regado a carreteiro novamente na casa da Dona Rosita. Não podia faltar uma foto na igreja da cidade:

No finalzinho da tarde fomos para a cidade de Lagoa Vermelha (28 mil habitantes) para jantar na casa dos pais da Maríndia, uma família extremamente receptiva e divertida. A noite rendeu muitas risadas, mais cerveja e ainda algumas doses de caipirinha.

Na primeira foto, em pé: Barão (cachorro da casa), Jorge (pai da Maríndia), eu e o Eduardo. Sentados estão a Kika (mãe da Maríndia), Veronica (irmã), Vitoria (irmã), Aline e a Dona Rosita (mãe do Dudu). Na frente a Maríndia.

Saímos de Sananduva às 07h, e chegamos em Joinville somente as 14h30 (muito trânsito na BR-116). No caminho, somente dois pedágios de R$3,30 cada. Almoçamos um lanche qualquer um pouco após Mafra, e coincidentemente fechamos a viagem em 4.000 km rasos (acredita quem quiser, hehe!!).

Agradecemos a todos que acompanharam o blog durante a viagem e esperamos que tenham gostado, para que na próxima viagem role outro “resuminho básico”. Até o final da semana faremos um especial dos hotéis em que ficamos hospedados!

Um abraço a todos!

One thought on “Dias 10, 11 e 12 – Porto Alegre (RS) e Sananduva (RS)

1. Pingback: Dias 10, 11 e 12 – Porto Alegre (RS) e Sananduva (RS) | ALFA Dicas de Viagens