Viagem Itacaré (BA) – Parte II. Passeio nas praias próximas

Voltando a falar de nossa viagem em fevereiro/março de 2010, comentaremos agora sobre nosso primeiro passeio em Itacaré. A um custo de cerca de R$25,00 por pessoa, tivemos um passeio guiado pelas praias de Havaizinho, Engenhoca, Gamboa e Itacarezinho. Não nos recordamos do nome da empresa que fechamos um pacote de 3 passeios, pois caso lembrássemos certamente seriam recomendados (baita informação!).

A trilha do passeio é um pouco fechada, obrigando as pessoas a andarem em fila indiana. No caminho encontramos também uma pequena aranha.

A primeira praia a qual chegamos é a de Havaizinho, que quase não tem faixa de areia. Apenas nas praias de Engenhoca e Itacarezinho é que paramos (o almoço é em Itacarezinho). Essa é a vista da chegada da praia de Havaizinho:

Mais alguns minutinhos em mais uma trilha e chegamos à praia de Engenhoca:

A praia possui um pequeno rio que desemboca no mar, além é claro de uma barraquinha que vende água de côco (quase não tem na Bahia …). O registro foi feito apenas do rio e da praia, a foto da barraquinha não sabemos onde foi parar. Ficamos cerca de 40 minutos na praia para repor as energias (eu na cerveja e a Aline na água de côco) e então prosseguimos com a trilha.

Andamos por mais uma meia hora rumo à praia de Gamboa e Itacarezinho. No meio do caminho o famoso e curioso coqueiro em formato de “L”, que já foi até capa de revista Veja.

Todos os caminhos levavam à Itacarezinho (não reparem na cor da minha mochila, afinal é da Aline):

A praia de Gamboa, que fica antes de Itacarezinho, como a de Havaizinho, possui apenas uma restrita faixa de areia, mas também vale o registro:

Depois de uma subidinha em um morro, a primeira vista da praia Itacarezinho é espetacular:

Para se ter uma noção do calor que fazia (mais uma “novidade” para quem está na Bahia), segue uma foto ilustrando a minha transpiração:

Após descer o morro, cerca de 2h30 depois do início da trilha, chegamos ao excelente restaurante (e único) de Itacarezinho.

O ambiente do restaurante é espetacular. Como com o calor a sede é muito maior que é a fome, ficamos na porção de bolinho de camarão (deliciosa!) e batata frita, acompanhados é claro de uma cerveja.

Não poderia faltar uma foto clássica dos coqueiros à beira-mar, cena comum em qualquer praia baiana:

Ficamos por cerca de 2h30/3h na praia de Itacarezinho, apreciando o momento e a beleza da natureza. Após o almoço ficamos debaixo de um coqueiro, aproveitando a sombra a qual ele propiciava. Precisava de mais alguma coisa? Infelizmente próximo das 15h pegamos a van do passeio para voltar à pousada. A trilha é levemente exaustiva, porém vale muitíssimo a pena. Totalmente recomendado para quem vai a Itacaré!

One thought on “Viagem Itacaré (BA) – Parte II. Passeio nas praias próximas

  1. Pingback: Viagem Itacaré (BA) – Parte IV. Cachoeira do Tijuípe « alfadicasviagens

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>