Estrada de Rio do Júlio, Joinville (SC)

Hoje iremos falar sobre um destino não muito longe de nossa cidade natal: a estrada de Rio do Júlio. Distante aproximadamente 40 km do centro de Joinville, a estrada já viveu períodos de uma população muito superior a que existe hoje: só para se ter uma noção até escola tinha antigamente por lá.

Hoje em dia são poucos os moradores, e dois deles são os avós maternos da Aline, que moram perto do km 9 da estrada. Alguns outros moram em Joinville e passam o final de semana por lá. E claro, existe também o famoso hotel fazenda Vale das Hortências.

O trajeto entre a BR 101 e a entrada da estrada de Rio de Júlio costumeiramente geram boas fotos. Existe também um mirante onde é possível tirar excelentes fotos.

donafrancisca0

donafrancisca1

donafrancisca2

donafrancisca3

donafrancisca4

donafrancisca5

donafrancisca6

donafrancisca7

O caminho entre a Dona Francisca e a casa dos avós da Aline também é uma paisagem ideal para a prática da fotografia, conforme podemos ver abaixo:

estrada1

estrada3

estrada4

estrada5

estrada6

estrada7

fotobonita

A estrada, por ser de barro, depende das condições climáticas para estar boa ou não para dirigir. Quando chove ela fica mais ou menos assim:

estrada2alagada

Um dos grandes atrativos da estrada é a época das hortênsias, que geralmente ocorre entre outubro/novembro até início de janeiro, deixando a paisagem ainda mais bonita:

hortencias1

hortencias2

hortencias3

É também por causa das hortênsias que vários casais escolhem a igreja de Rio do Júlio para celebrarem a união, pois o visual da mesma fica absolutamente incrível (a segunda foto tem bastante hortênsia, mas tem época que tem ainda mais):

igreja1

igreja2

Entre a casa dos avós da Aline e o hotel Vale das Hortênsias existe uma represa da Celesc. Infelizmente nunca registramos ela com as comportas abertas.

represa

represa1

represa2

represa4

Um dos visitantes esporádicos lá na casa dos avós da Aline é o “Dino”, um simpático lagarto que vem se alimentar. Nas últimas duas vezes que estivemos por lá, apareceu até um segundo lagarto.

dino

dino2

Falando de animais, já ouvimos relatos de algumas pessoas que encontraram pumas andando pela estrada de Rio do Júlio, porém de uns tempos para cá estas visualizações vem sendo cada vez mais raras. No ano passado meu tio (Mário) teve que parar o carro pois haviam diversas capivaras atravessando-a. Também não é difícil encontrar macacos andando pelos galhos das árvores que margeiam a estrada (só faltou a foto).

Bom, falamos de tudo e só não comentamos nada a respeito do Rio do Júlio de fato. Como todo e qualquer rio, a água é extremamente gelada, e das diversas vezes que fomos pra lá entrei na água 2 vezes, quando a temperatura beirava os 30ºC. E mesmo assim não dá pra aguentar muito tempo, pois a sensação térmica é muito gelada.

riodojulio

riodojulio2

Para quem quiser descansar, passar um tempo longe de tudo (não pega nenhuma rede de celular por lá, apenas telefone rural) ou simplesmente passear um pouco, a estrada de Rio de Júlio é o destino ideal para isto. Não deixem de visitar, vocês não irão se arrepender! O hotel disponibiliza pacotes de 1 ou 2 diárias para os finais de semana, ou para quem quiser apenas passar por lá existe um pacote de day-use. Além do hotel, existe também a possibilidade de alugar uma casa próximo à casa dos avós da Aline.

3 thoughts on “Estrada de Rio do Júlio, Joinville (SC)

  1. Pingback: Estrada de Rio do Júlio, Joinville (SC) | ALFA Dicas de Viagens

  2. Olaaaaa…amei encontrar este lindo lugar da minha infância linda, que vivi aqui junto com meus saudosos e queridos Pais, que são: Francisco Marcelino da Silveira e Maria da Luz Preisler da Silveira. Eramos em quatro irmãs, eu Maria, Dolores,Elvira e Roseli. Estudamos aí na Escola Mista Municipal Amazonas. Com a querida Professoura: Dona Erica, e depois com a dona Nilsa Vanzuita. Meus tios tbem moravam aí, tio Antonio Silveira e tia Clara, e tio Lídio Miranda e tia Marta,meu querido e amado Pai trabalhou para seu Brhem tirando madeira e na serraria dias de chuva, eu amava quando ia-mos a escola e meu Pai estava la na serraria.Muitas lindas e boas lembranças deste lindo lugar, voltei la uma vez só época de Hortencias estava lindo meu filho amou conhecer o meu lugar de infância tudo de bom, abraço..!!! Maria Silveira

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>