Corupá (SC) – Rota das Cachoeiras

Um passeio interessante aqui pela região é fazer a Rota das Cachoeiras, na cidade de Corupá (SC), no norte catarinense, distante apenas 67 km de Joinville. Fizemos o trajeto em 2010, saindo de nossa cidade no final da manhã. Para chegar até lá, pegamos primeiramente a Rodovia do Arroz (duas primeiras fotos abaixo), passamos um trecho dentro de Jaraguá e posteriormente pegamos a BR-280 (duas últimas fotos) para chegar ao nosso destino:

indo-rodovia do arroz

indo-rodovia do arroz 2

br280-corupá

br280-corupá2Dentro de Corupá existem diversas placas indicando o caminho para chegar até a Rota das Cachoeiras. O ingresso é adquirido próximo da Rota, num restaurante, e custa R$10 por pessoa (informações atualizadas, peguei de um outro blog). Existe também um outro restaurante mais próximo ainda do ponto, que foi o local que escolhemos para almoçar. O buffet livre (era R$12/pessoa) é bem simples.

Depois de aguardamos um tempo pós-almoço, entramos no parque, que não possui grandes atrativos além das cachoeiras. Existe uma lanchonete (também bastante simples) e uma casa onde deveria haver um guia, mas não tinha ninguém.

rotacachoeiras1

rotacachoeiras2Para chegar até a décima quarta cachoeira, você pode optar por duas trilhas: a Passa-Águas, que contorna o rio e passa por todas as cachoeiras (com exceção da 13º, interditada) e tem 2,9km de extensão, ou a Trilha do Araçá, que passa apenas pela primeira cachoeira e faz todo o contorno para chegar à última (2,5 km de extensão).

Optamos por subir pela Passa-Águas e descer pela Araçá, acredito que dificilmente seja escolhida a opção contrária.

A trilha é bastante cansativa e dura cerca de 1h45m/2h até à última cachoeira. A volta, é claro, é mais rápida, e dura de 1h à 1h30m. Todas as cachoeiras possuem placas indicando o nome da mesma, porém não espere que a trilha seja cheia de corrimões e segura. Apenas na quarta cachoeira há um deck. Grande parte do trecho é no meio do mato mesmo, e é necessário tomar cuidado para não tomar tombos, sobretudo quando passar por pedras com limo.

Abaixo, para provar que passamos por toda, segue uma série de fotos de cada uma das cachoeiras (relembrando que a décima terceira está interditada):

1-suspiro

1-suspiro3-ponte

2-banheira

2-banheira2

3-tres patamares

3-tres patamares2

4-pousada do café

4-pousada do café2

4-pousada do café3

5-repouso

5-repouso2

6-remanso grande

6-remanso grande2

7e8-confluencia

9-corredeiras

9-corredeiras2

10-tombo

10-tombo2

11-palmito

12-surpresa

12-surpresa2

Depois da décima segunda cachoeira são cerca de 400m de subida e a cada passo fica mais forte o barulho da última cachoeira do trajeto, denominada de Salto Grande (são 125m de queda). Após mais algumas curvas, consegue-se visualizar o primeiro rastro de água lá no alto. A queda é de fato espetacular:

14-chegando

 14-salto grande

14-salto grande2

14-salto grande3

No início da trilha Araçá, é possível ver a lanchonete lá embaixo. Exaustos por causa da subida, a descida, por não passar por nenhuma outra cachoeira, é simplesmente andar, andar e andar.

14-lá do alto

Um passeio diferente e no meio da natureza: se você tem pique para caminhar por mais de 3 horas, a Rota das Cachoeiras em Corupá é uma boa pedida para um sábado com tempo bom. As dicas para qualquer trilha são as mesmas para esta aqui: lembre-se de levar uma garrafinha de água (facilmente recarregável durante o percurso), vá de tênis e leve comidas leves para se alimentar no caminho.

One thought on “Corupá (SC) – Rota das Cachoeiras

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>