Dia 4 – Da Guarda do Embaú (SC) a Urubici (SC)

Boa noite pessoal,

Hoje o dia foi de praticamente 6h na estrada. Saímos da pousada da Guarda perto das 09h30, e olha quem apareceu para dizer tchau:

Pegamos então a BR-101 rumo a Tubarão, pois queríamos passar pela Serra do Rio do Rastro e posteriormente em São Joaquim. Paramos para abastecer num Ipiranga na beira da BR-101 (R$2,84/litro a gasolina comum e R$2,94/litro a aditivada). Até Tubarão a viagem seguiu sem maiores percauços, pois até lá a BR-101 é praticamente 100% asfaltada, com exceção do famoso trecho perto de Laguna, onde a construção da ponte nova já virou uma novela.

Em Tubarão, pegamos a Estrada Geral da Guarda (cerca de 20km, primeira foto abaixo), que nos levaria até o município de Pedras Grandes (segunda foto abaixo). De lá, o pior trecho da viagem: cerca de 15km de estrada de barro (bastante esburacada, terceira foto abaixo) até o município de Orleans. Em Orleans, pegamos uma mini serra que nos levou até Lauro Muller. Lá tiramos uma foto de uma praça no meio do nosso trajeto (última foto da lista abaixo).

Após passarmos Lauro Muller, rumamos para Bom Jardim da Serra, e então pegamos a famosa Serra do Rio do Rastro. Com o tempo chuvoso, ficamos decepcionados e não deu nem de parar nos diversos pontos disponíveis para tirar fotos e muito menos no ponto onde estão os quatis sedentos por comida. Passamos pela Serra direto, pois a visiblidade era praticamente nula. As fotos abaixo ilustram bem o cenário que encontramos:

Quem sabe não passamos por lá na volta para casa, na quinta-feira (se o tempo estiver bom). Como já era quase 13h quando saímos da Serra do Rio do Rastro, resolvemos almoçar na Churrascaria Cascata, que fica um pouco antes do pórtico de Bom Jardim da Serra. O buffet livre custava R$23,00/pessoa, e além das saladas/quentes/sobremesas, servia uma carne grelhada muito boa. A vista do restaurante também é muito bonita, e daí o nome do mesmo, pois há uma cascata logo abaixo dele:

Do lado de fora do restaurante, mais algumas fotos. O dono comentou com um casal que estava na nossa frente que várias noivas vêm fazer ensaios fotográficos por ali. A última foto é o pórtico da cidade de Bom Jardim da Serra.

Saímos do restaurante próximo das 13h50 rumo a São Joaquim. No caminho até lá algumas fotos da rodovia e das paisagens:

Em São Joaquim o passeio se resumiu a fotos do pórtico de entrada, da prefeitura, da igreja matriz e da praça central (estes últimos três um do lado do outro). E no caminho um eco-resort chamado Snow Valley também nos chamou a atenção.

No caminho para a Pousada Kiriri-Etê, paramos no Belvedere de Urubici para tirar uma foto lá de cima da cidade, onde se vê claramente com destaque a Igreja Matriz. No caminho também encontramos uma placa que deve ser mais “utilizada” no inverno (afinal o computador do carro marcava 14ºC).

Passamos pela cidade de Urubici rapidamente, pois a pousada fica na SC-430 do outro lado da cidade. Subimos mais 10 km de serra e finalmente chegamos à ela, beirando as 16h. A última é a vista do nosso quarto, mas o post da pousada vem só depois de quinta!

Saímos para jantar perto das 19h30, e escolhemos o renomado “Taberna”. Não é muito o nosso estilo estes restaurantes “chiques demais”, mas era uma das únicas opções abertas. Detalhe: assim como diversos lugares aqui em Urubici, o local não aceita nenhum tipo de cartão como pagamento.DSC00800

Pedimos de entrada a “entrada completa”, que pelo preço (R$26,00), decepcionou um pouco, pois a quantidade de salame, queijo e azeitonas era ínfima. Ainda acompanhava um cesto de pães com uma “pasta” de pinhão.

DSC00791De prato principal fomos de “Paella da Serra”, uma mistura de carreteiro/paella com filet mignon, lombo suíno e frango. Este prato condizia um pouco mais com o preço (R$68,00), pois serviu muito bem a nós dois. Para acompanhar pedimos um delicioso suco de maçã (R$3,50 cada).

DSC00798Já agendamos com a pousada para amanhã às 09h30 um passeio de cavalo. Se não chover, o passeio sai. Depois pretendemos ir para os pontos turísticos passíveis de visitação aqui na cidade: Morro da Igreja, Cascata Véu de Noiva, Serra do Corvo Branco, etc. Até amanhã!

2 thoughts on “Dia 4 – Da Guarda do Embaú (SC) a Urubici (SC)

1. Pingback: Dia 4 – Da Guarda do Embaú (SC) a Urubici (SC) | ALFA Dicas de Viagens

2. Pingback: Viagem Urubici (SC) – O que fazer e onde comer em 2 dias | ALFA Dicas de Viagens