Olá pessoal,
Prosseguindo com nossa quase que infinita série de posts de nossa viagem a Curaçao, hoje falaremos do Parque Nacional de Shete Boka, quen nada mais é do que um parque com quatro “pontos turísticos”: Boka Tabla, Boka Wandomi, Boka Kalki e Boka Pistol.
Para chegar até o parque (que fica cerca de 40 km da capital Willemstad) basta você seguir as placas de Westpunt. Durante o percurso aproveitamos para tirar algumas fotos da paisagem e também da entrada do parque, que abre as 09h. Chegamos exatamente no horário de abertura, junto com a mulher que fica na entrada cobrando a entradao ingresso de US$5,50 por pessoa para a visitação.
Por mais US$1, você compra um pequeno mapa do parque, indicando as trilhas e os pontos turísticos dali. Nosso primeiro ponto visitado foi Boka Tabla, que nada mais é do que uma pequena abertura com uma faixa de areia onde as ondas batem de forma violenta nas pedras ali presentes, além de possuir uma pequena caverna por onde a água do mar entra também de forma agressiva. Ah, e era comum também a presença de inúmeras iguanas em todos os lugares do parque.
[youtube=http://youtu.be/Gnhf6zopJaE]
Antes de irmos para o segundo ponto do parque, demos uma rápida passada no banheiro, que não era dos mais limpos. Perto do local de cobrança do ingresso, havia também uma construção que parecia ser uma lanchonete, mas ela se encontrava fechada desde a nossa chegada até a nossa saída, portanto lembre de trazer ao menos uma garrafinha de água ao visitar o parque, pois você irá precisar.
Para todos os demais pontos do parque você pode ir a pé ou de carro, o que certamente reduz bastante o tempo gasto por lá. Com a temperatura batendo a casa dos 35ºC, com certeza a opção mais sensata é o uso do carro. Chegando ao segundo ponto do parque (Boka Wandomi), uma curiosa e encorajadora placa alertava os turistas da frequente prática de roubos por ali:
No dia em que fomos, como ainda era cedo, havia apenas o nosso e mais um carro, mas não tivemos nenhum problema de furtos. A dica que fica é: não deixe itens valiosos a mostra, pois já havíamos lido relato de outros blogs e fóruns que os ladrões de Curaçao tem como principal alvo estes itens deixados à mostra no painel ou nos bancos dos veículos e não propriamente o veículo.
O principal atrativo de Boka Wandomi é a Natural Bridge (ponte natural) que as rochas formam:
Caso você tenha tempo sobrando, pode também formar seu nome ou ao menos suas iniciais com as inúmeras pedras ali presentes:
Fiquem com mais algumas fotos:
O terceiro ponto de parada do parque (Boka Kalki) é o mais sem graça de todos: trata-se de uma abertura com uma faixa de areia bem parecida com a de Boka Tabla, porém a intensidade das ondas é menor e não há nenhuma caverna por ali:
Por último, o grande atrativo do parque: Boka Pistol. Neste local há um afunilamento de rochas que faz com que o mar bata e faça com que grandes quantidades de água simplesmente “voem” pra cima, mostrando toda a força que o mar pode ter. Com certeza um local para registrar em inúmeras fotos:
[youtube=http://youtu.be/AA_NpFm9qfw]
O nosso tempo de permanência no parque foi de exatamente duas horas. A principal dica que fica é: chegue cedo lá, pois ainda não estará tão quente e você chegará aos pontos sem a presença de muitos turistas: quando estávamos indo embora, chegaram dois ônibus de turismo com mais de 40 pessoas dentro cada um.
E com esse post fechamos os posts de 2013! Ainda teremos na segunda, dia 30, um post retrospectivo do ano, porém os de Curaçao só voltam em 2014!
Pingback: Viagem Curaçao – Museu Marítimo e Museu Tula | ALFA Dicas de Viagens
Pingback: Viagem Curaçao – Shete Boka | ALFA Dicas de Viagens
Pingback: Viagem Curaçao – Resumão e dicas gerais | ALFA Dicas de Viagens
Pingback: Viagem Bali (Indonésia) – Nusa Lembongan e Nusa Ceningan | ALFA Dicas de Viagens