Viagem Curaçao – The Liqueur Factory (Landhuis Chobolobo)

Olá pessoal,

Depois de uma breve pausa nos posts de Curaçao, voltamos hoje com mais um post, dessa vez sobre a fábrica de licor de Curaçao de onde vem o mundialmente famoso Curaçao Blue, também vendido aqui em terras brasileiras de forma “genérica” pela Stock.

largeCv3SAvHc9jOA5NDiOjCHsenior-curacao-of-curacao-blue-liqueur-the-caribbean-10305365

O Landhuis Chobolobo, que abriga a fábrica, fica a apenas 4 km da capital Willemstad. Existem diversos Landhuis em Curaçao (mais de 100), que eram originalmente “casas de plantação”, nos séculos 18 e 19. Hoje em dia estas construções abrigam em sua grande maioria restaurantes. Existem algumas minúsculas placas espalhadas pela ilha indicando a localização da fábrica de licor:

DSC07196

A entrada na fábrica é totalmente gratuita (de segunda a sexta, das 08h as 12h e das 13h as 17h), e há um grande estacionamento disponível embaixo de árvores, o que no calor de Curaçao é bastante reconfortante.

DSC07194

DSC07160

DSC07161

DSC07163

A visitação se inicia nesta entrada da primeira foto abaixo e é extremamente rápida, visto que a fábrica não é nem um pouco extensa. Inicialmente há alguns painéis contando a história da fábrica, além de como é todo o processo de fabricação do licor:

DSC07166

DSC07167

DSC07172

DSC07173

DSC07175

Logo a frente estão os funcionários da empresa propriamente ditos. Além do licor, que apesar de ser mundialmente famoso na cor azul, é vendido em diversas cores, a empresa fabrica um enxaguante bucal. E no dia que estávamos lá, era justamente o enxaguante que estava sendo embalado, conforme vocês poderão ver nas fotos abaixo:

DSC07177

DSC07180

DSC07181

DSC07182

Depois deste corredor com as explicações e o embalamento dos produtos, chega-se a uma pequena área (que pode se tornar tumultuada caso você pegue uma excursão, por exemplo) onde são servidas pequenas doses para degustação do licor (em algumas cores):

DSC07188

Logo depois desta área fica a pequena loja do local, onde você pode comprar o licor de diversos tamanhos e cores, além de outros presentes como chocolates e lembrancinhas em geral. Uma garrafa de 750ml estava saindo por US$25,00.

DSC07190

DSC07191

DSC07192

Apesar de toda a badalação em cima do licor mundialmente famoso de Curaçao, a fábrica em si é bastante pequena e pode chegar a decepcionar alguns turistas, mas por ser uma visita extremamente rápida (não ficamos mais do que vinte minutos lá dentro), vale a pena, principalmente pelo fato do licor ser um produto símbolo da ilha e conhecido em todos os continentes.

4 thoughts on “Viagem Curaçao – The Liqueur Factory (Landhuis Chobolobo)

  1. Pingback: Viagem Curaçao – The Liqueur Factory (Landhuis Chobolobo) | ALFA Dicas de Viagens

  2. Pingback: Viagem Curaçao – Resumão e dicas gerais | ALFA Dicas de Viagens

  3. Olá! Vou para Curaçao esse mês e ficarei apenas 3 dias, então o tempo está super apertado para fazer tudo que queria.
    Gostaria de conhecer a fábrica, mesmo que rapidamente (o tempo que você mencionou é o ideal). Chegarei em Curaçao às 15:20, mais ou menos, e estou pensando em ir direto do aeroporto até a fábrica, logo no primeiro dia, que é o único que terei disponíveis os horários de funcionamento da fábrica. Vi que de carro do aeroporto demora uns 30 minutos. Pela sua experiência, é tranquilo chegar com uma mala de mão, e sem guia até lá? E quantos aos preços dos licores, são melhores que comprar no mercado ou no centrinho? Obrigada!
    Mirna Imperatore

    • Bom dia Mirna, tudo bem?

      Que pena você ficar somente 3 dias na ilha!
      Para chegar a fábrica, recomendo você baixar o Google Maps offline no seu celular e não terá problemas em chegar até lá. Apesar de famosa, não espere uma fábrica gigante, ela é bem pequena, e as placas indicativas são pequenas também.
      Sobre os preços dos licores, acredito que não há muita variação, não lembro de ter visto os preços no centrinho ou no mercado, mas como é tudo na mesma ilha, não deve alterar muito.

      Abraços,
      Alfa Dicas de Viagens

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>