Chega de desculpas! A hora de viajar é agora!

Olá pessoal,

Depois de mais de dois anos de blog, finalmente sai um post meu. Pra quem não me conhece ainda sou a Aline, esposa do Fábio e presente em boa parte das fotos postadas por aqui, Dessa vez vou deixar de ser a modelo e comentarei um pouco sobre as desculpas que as pessoas utilizam para não viajar. Aproveitem!

 

Na minha opinião, viajar é um dos maiores prazeres da vida. Certa vez li um texto que dizia que a pessoa que embarca no aeroporto nunca será a mesma pessoa que volta. Além da bagagem (quase sempre mais cheia), esta pessoa irá trazer reflexões sobre a vida, sobre o mundo e, de alguma forma, se tornará uma pessoa melhor.

Viajar está se tornando um hábito mais comum, principalmente no período de férias. Seja para visitar familiares e amigos, para conhecer novos lugares, para ir aos lugares já conhecidos e apenas esquecer da correria do dia a dia. Enfim, qualquer que seja o motivo.

Mas ainda existem pessoas que utilizam as famosas “desculpas esfarrapadas” para não viajar. E para que essas pessoas possam se desapegar de vez dessas desculpas, listamos abaixo as desculpas que mais escutamos quando questionamos o porquê de não viajar:

1) Não tenho dinheiro

sem-dinheiro1

Essa é a top das desculpas, será sempre a mais utilizada. Muitos acham que apenas quem tem “dinheiro sobrando” é que tem oportunidade de viajar. Tirando raras exceções, ninguém por aqui está com dinheiro sobrando. Você já parou para pensar quanto custa uma viagem? Se você tiver um bom planejamento, viajar não será tão caro quanto parece.

Nós gastamos muito dinheiro sem perceber. Pessoas que saem todo fim de semana, sempre compram roupas / bolsas / sapatos de marca novas, trocam de celular todo ano, compram acessórios exclusivos para carro. Essas coisas podem até trazer um prazer momentâneo, mas logo perdem o valor e iremos comprar outros novos.

Tudo será questão de prioridade. Se viajar for uma de suas prioridades, você terá que começar a se planejar.

2) Não tenho tempo

sem tem

E nossas férias servem para que mesmo? A não ser que seja casos de cirurgia ou alguma exceção mais crítica, não vou usar minhas preciosas férias para ir ao médico, resolver problema de banco ou outras coisas desse gênero.

De um simples feriadão a férias de 30 dias, sempre teremos muitas opções para viajar e fugir da rotina do dia a dia.

3) Não sei falar o idioma do país

idioma

Com certeza se você não souber falar inglês ou o idioma local, a viagem será bem mais complicada. Mas isso não poderá ser utilizado como desculpa.

Aprenda algumas palavras básicas em inglês ou no idioma local, esteja sempre com um dicionário de bolso e abuse da linguagem corporal. Em todos os casos, enquanto você aprende um novo idioma para fazer uma viagem internacional, existem muitos lugares no nosso próprio país que valem a pena conhecer.

4) Tenho animal de estimação

bicho estimação

Coitado dos bichinhos que sempre levam a culpa.

Claro que corta o nosso coração deixá-los por aqui enquanto estaremos longe por um certo tempo. Mas hoje existem muitos hotéis próprios para animais para que possamos deixá-los seguros. Alguns lugares possuem até câmeras para você monitorar o seu bichinho, tudo dependerá do preço da diária.

No nosso caso temos duas cachorras e deixamos elas no hotelzinho, que inclusive é da veterinária delas. Assim podemos viajar tranquilos, pois sabemos que elas serão bem cuidadas. E quando voltamos elas estão cheirosas e cheias de saudades.

5) Tenho medo de avião

aviao

Confesso que nas primeiras viagens também não me sentia muito confortável com a ideia de ficar por horas dentro de um avião, mas com o tempo você vai se acostumando e percebe que não é um bicho de sete cabeças. Sem contar que as chances de um acidente aéreo são muito menores que as chances de um acidente terrestre.

E as viagens não precisam ser somente feitas de avião, viagens de carro e ônibus também são boas opções.

Mas se para chegar ao seu destino a única opção é avião, faça que nem eu, tome um “Dramim” antes de embarcar (dizem que não é aconselhável) e tenha uma boa viagem.

6) Não sei para onde ir

onde ir

O mundo é imenso, nosso país é imenso e até seu próprio estado pode ter ótimos lugares que valem a pena conhecer.

Sempre temos aquela vontade de conhecer algum lugar que ouvimos falar, vimos em algum livro / internet / filme, que algum amigo já visitou. Liste todos os lugares que um dia você já pensou em conhecer, pesquise e veja qual será a melhor opção para você no momento.

Qualquer lugar que você for, com certeza valerá a pena conhecer.

7) Não sei como planejar a viagem

planeja viagem

Tanto a nossa primeira viagem nacional quanto a primeira internacional fizemos todo o planejamento sozinhos, sem contratar uma agencia de turismo.  Definimos um período, compramos passagens, reservamos hotéis e definimos o roteiro e passeios.

Claro que por ser a primeira vez você pode se sentir inseguro, mas hoje temos tantas opções de ajuda na internet que com uma boa pesquisa você consegue fazer um ótimo planejamento sozinho. Mas se você não quer se incomodar com nada (passagens, hotel, passeios), temos várias opções de agencia de viagens que possam fazer o planejamento para você.

Sempre irei defender a ideia de fazer o planejamento você mesmo, pois você se envolve muito mais com o lugar que irá conhecer e descobre opções mais exclusivas, que não são apresentadas por agências. Podemos dizer que ficará uma viagem personalizada para o seu gosto.

Bom, espero que essas dicas tenham ajudado vocês e que antes de dar uma desculpa irão pensar com mais carinho em relação a fazer uma viagem.

Espero que tenham gostado! Até mais!

One thought on “Chega de desculpas! A hora de viajar é agora!

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 | ALFA Dicas de Viagens

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>