Aluguel de carro na Croácia – Peugeot Club

A Croácia foi o único país onde alugamos carro em nossa viagem ao Leste Europeu, e contaremos um pouco mais sobre nossa experiência nesse post. Assim como ocorre em vários países do mundo, as agências de aluguel de carro na Croácia cobram uma taxa extra caso você pegue o carro em uma cidade e o devolva em outra. A maioria das agências de lá cobravam uma salgada taxa de 50 euros, e até por conta disso acabamos indo para Dubrovnik apenas para pegar o carro antes de seguir viagem para Split, conforme já relatamos nesse post.

Dito isto, uma ótima dica é você procurar por agências locais, e não as multinacionais Hertz, Avis e Alamo, por exemplo, pois apesar de contarem com uma frota bem menor de veículos, quase sempre o preço vai ser melhor. Numa dessas nossas buscas acabamos encontrando a Peugeot Club, e por e-mail fechamos o aluguel do carro por 5 diárias, a um custo de 100 euros no total, ou 20 a diária.

A comunicação por e-mail não foi das usuais: o primeiro funcionário com que falamos acabou sendo demitido e o inglês que eles usavam não eram dos melhores. Apesar de tudo, conseguimos combinar que iríamos retirar o carro na rodoviária de Dubrovnik no dia de nossa saída de Sarajevo. Ao chegarmos na rodoviária não encontramos o funcionário da Peugeot Club, mas só deu tempo de tirar dinheiro no ATM e então o funcionário apareceu, praticamente no horário combinado.

Bastante simpático e falante, o senhor de cerca de 60 anos era uma matraca ambulante. Tinha um inglês meio arrastado e falou inúmeras vezes a palavra “problem”, comentando principalmente sobre as multas de estacionamento ao estacionar o carro na rua e não passar no parquímetro. Ele também abriu alguns mapas mostrando algumas direções, entregou o GPS prometido, recebeu o dinheiro e por fim deu as instruções da devolução do carro, que seria no aeroporto da cidade.

Pelo e-mail o acertado era um Peugeot conversível, mas no final acabamos recebendo um Opel Meriva (câmbio manual) sem maiores justificativas, mas o carro atendeu todas as nossas necessidades. O consumo era muito bom e beirava os 16km/litro na estrada.

DSC03597

Em nossa viagem de Split para os Lagos Plitvice ficamos um pouco preocupados pois uma luz estranha e pouco comum nos carros brasileiros acendeu no painel do carro. Não achamos nada no manual e como não tinha mais nenhum posto de gasolina no caminho, optamos por parar na volta para a Split em algum posto e tentar descobrir o que aquilo significava.

hqdefault

Na volta dos Lagos paramos num posto de gasolina e então chamamos um funcionário para dar uma olhada na luz. Assim que ele viu a indicação ele já soube nos dizer que significava que os pneus não estavam calibrados, mas já adiantou que vários turistas param lá e no final das contas não há nada de errado. De qualquer forma, ele acabou sendo muito solicito e nos auxiliou na calibragem dos pneus, confirmando a suspeita de que nada estava errado. Dois dias depois a luz acabou apagando sozinho.

Falando um pouco mais do abastecimento nos postos de gasolina, a Croácia também trabalha no sistema self-service, ou seja, você mesmo abastece o carro. Diferentemente dos EUA, o sistema é um pouco diferente, pois você acaba primeiro abastecendo e só depois passa no caixa, onde diz a bomba que utilizou e efetua o pagamento. Que diferença para o nosso país, não?

Com certeza a melhor parte de alugar um carro na Croácia é passear pelas estradas que beiram o mar e contemplar imagens como as abaixo:

DSC03575 DSC03589 DSC03592 DSC03593 DSC03595 DSC03598 DSC03616 DSC03625 DSC03632 DSC03636 DSC03646 DSC03648 DSC03654

A devolução do carro no aeroporto de Dubrovnik acabou acontecendo sem nenhuma interação humana, pois a loja da Peugeot Club não tinha nenhum funcionário. Neste caso apenas estacionamos o carro numa das vagas disponíveis e colocamos a chave numa espécie de caixa para depósito.

dubrovnik_airport_rent_a_car_peugeot1

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>