RCI / Vacation Clubs – Oportunidade ou uma armadilha?

Olá pessoal,

Hoje falaremos de uma situação por qual passamos recentemente da qual achamos uma boa idéia compartilhar com vocês. Estávamos em Florianópolis no Mirante Ponto de Vista, quando fomos abordados por uma promoter do Costão do Santinho Resort & Spa. Ela nos questionou se estávamos hospedados em Floripa e nos ofereceu um day-use totalmente gratuito (com direito a um almoço ou uma janta) em troca de uma apresentação de no mínimo de 60 minutos do Vacation Club do hotel. Explicamos que estávamos apenas fazendo um bate-volta e então trocamos o day-use por um jantar com bebidas nacionais inclusas.

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Como ainda iríamos para a parte sul da ilha e o Costão fica no sentido oposto, deixamos a decisão de ir ou não até lá para mais tarde. Perto das 16h estávamos saindo do sul da Ilha, porém acabamos pegando um movimento muito grande para sair de lá, e em cerca de 45 minutos andamos menos que dois quilômetros. Como chegaríamos perto da saída da ilha bem na hora do rush, decidimos pela ida até o Resort, porém como nosso horário da apresentação do programa estava agendado para às 17h30, ligamos lá perguntando se teria problema nos atrasarmos, e então ficou marcado um novo horário para às 19h.

Chegando lá fomos até a recepção central e deixamos um documento, e cada um ganhou uma espécie de crachá de identificação. Após isto fomos direcionados para a área do Vacation Club, onde após aguardarmos  uns quinze minutos fizeram um breve questionário sobre nossos dados pessoais, além da renda mensal, cartões de crédito utilizados e ano e modelo do carro (!?). Achamos estranho que no campo da renda mensal a moça não preencheu o valor respondido, e apenas marcou um risco. Talvez seja algum tipo de estratégia para que os vendedores tentem vender o programa independente da renda da pessoa.

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Após mais alguns minutos, chega o tal do “consultor de vendas”, que num breve tour pelo Costão do Santinho mostra algumas partes do complexo, sempre questionando sobre as viagens que já havíamos feito, quais lugares gostaríamos de conhecer, etc. Durante o bate-papo ele chegou a proferir alguns absurdos ao comentar sobre sua vida particular: falou que era diretor da Nissan e ganhava R$45 mil mensais, porém o trabalho era tão estressante que o obrigava a tomar um remédio de R$15 mil, além de acabar com o casamento e depois ter sido internado seis meses num hospício. Depois destes episódios, ele resolveu abandonar essa vida e passou a trabalhar com viagens ganhando 10 ou mais vezes a menos, já que viajar é a “melhor coisa do mundo” Meio difícil de acreditar, não?

Enfim, depois do tour pelo hotel fomos levados a uma sala com algumas mesas, onde outros vendedores conversavam com outras famílias sobre o tal do Vacation Club. Primeiramente o seu consultor irá preencher uma pequena ficha com detalhes das viagens que já fizemos e quais seriam os nossos três destinos das próximas viagens. E então começa a explanação de fato sobre o programa, sempre reforçando a idéia de que viajar é tudo de bom. De forma bem resumida, o programa funciona da seguinte maneira: você adquire 600 mil pontos válidos para utilização durante os próximos 10 anos, sendo que para cada semana de utilização você gasta uma quantidade de pontos, dependendo do período (baixa, média ou alta temporada) e do local da reserva. Especificamente para o Costão do Santinho, cada semana custava os valores abaixo (não lembramos a pontuação exata, mas era bem próximo):

  • baixa temporada: 10 mil pontos
  • média temporada: 18 mil pontos
  • alta temporada: 26 mil pontos
  • altíssima temporada (Reveillón): 36 mil pontos

Para fazer o intercâmbio para outro hotel nacional, ou seja, utilizar sua pontuação em outro hotel que não fosse o Costão do Santinho, você teria que arcar com uma taxa de cerca de R$700 por semana utilizada. Além disso tinha uma outra variável que era a “pontuação do hotel”. Pelo que nos foi explicado o Costão do Santinho tinha a pontuação máxima (20 pontos), ou seja, utilizar a pontuação em outro hotel participante do programa poderia sair mais em conta do que utilizar no Costão (porém em nenhum momento nos foi passada a pontuação necessária para reservas em outros hotéis).

Para utilizar os pontos em hotéis fora do país, a taxa por semana é um pouco mais cara (cerca de R$900). Além disso, você precisará se filiar ao RCI, que seria o programa internacional neste esquema de vacation clubs. A taxa girava em torno de R$500, porém teria que ser renovada a cada dois anos. Um detalhe interessante é que em oito destinos do mundo não há hotéis da rede disponíveis: Roma, Paris, Londres, Nova York, Los Angeles, San Francisco, Madrid, Barcelona.

Além disso foi comentado em alguns momentos que você conseguiria comprar passagens aéreas a preços muito menores do que os promocionais caso se filiasse a RCI, mas em nenhuma hora nos foi mostrado como seria essa compra e como o sistema funcionava. Nos exemplos dados, passagens da ida e volta para Orlando poderiam sair por R$700 e de ida e volta para Paris na executiva por menos de R$2.000,00.

Depois dessas explicações meio confusas, nos foi apresentado um vídeo de cinco minutos sobre o programa, além do website onde são feitas as reservas. Ao final de toda essa explicação, que sozinha levou mais de 60 minutos, ele nos questiona o que achamos do plano, sem levar em conta a parte financeira do mesmo: falamos que fecharíamos o pacote na hora, se não dependesse de nenhuma ação financeira além das já citadas.

Este primeiro consultor em nenhum momento fala no custo do programa. Quem irá lhe falar sobre os valores será uma espécie de “gerente”, que é chamado pelo primeiro vendedor assim que é finalizada a longa entrevista inicial. Em mais uma jogada para lhe deixar ainda mais empolgado, este gerente dá uma oportunidade de você acertar o valor para se filiar ao programa: em caso de acerto o casal ganharia na hora uma viagem de 7 dias para Cancún com tudo incluso. Nossos chutes chegaram próximos … ao valor da entrada. Para adquirir a pontuação dos 600 mil pontos válidos por 10 anos, o valor era de míseros R$102.000,00, sendo R$32.000,00 de entrada e mais 12 “parcelinhas” de R$6.000,00. Tranquilo, não?

No entanto eles atacam mais uma vez o seu psicológico, explicando que o sucesso de vendas era tão grande que eles encerrariam as vendas alguns meses antes do previsto inicialmente, diminuindo assim gastos com marketing, custo dos vendedores, etc, e claro que nada mais justo do que passar essa economia para o cliente final do programa. Então, para assinarmos o contrato ali, naquele momento, teríamos uma oportunidade de pagar apenas R$80.000,00, sendo R$20.000,00 de entrada e 36 parcelas de R$1.666,66.

Depois de negarmos veementemente essa nova oferta e escutar até histórias da Bíblia para tentar nos convencer de adquirir o plano, temos a terceira tentativa de venda do plano: pela metade da quantidade de pontos ofertada inicialmente, ou seja, 300 mil pontos (também válidos por 10 anos), pagaríamos cerca de R$40.000,00, sendo R$10.000 de entrada e o restante dividido em 36 parcelas de R$833,33.

Após mais uma longa sequência de negativas, eles partem para a última e derradeira oferta: 150 mil pontos (estes válidos por apenas 5 anos) por cerca de R$20.000,00, sem nenhum valor de entrada e parcelado em 36 vezes. Nosso palpite é que nessa hora várias pessoas acabam fechando negócio, muito mais pela lavagem cerebral proporcionada pelos vendedores ou até mesmo pela chateação causada pelos mesmos do que pelo plano em si. Neste ponto fizemos um questionamento importantíssimo sobre a carência do programa: você só poderá usufruir do plano a partir do momento em que pagou 35% do valor total, ou seja, neste último caso você ficaria um ano pagando sem poder usar seus pontos, a não ser que resolvesse dar um “balão” para chegar aos 35%.

Nós, é claro, seguimos negando a oferta e finalmente depois de passados mais de trinta minutos da chegada do tal do “gerente”, o mesmo se retirou e sequer nos cumprimentou antes de sair, claramente “puto da cara”.

Neste momento o primeiro vendedor nos informa que virá uma moça nos questionar como foi o atendimento dele, e agradece a oportunidade de pelo menos nos mostrar o clube de férias. Pensamos que não precisaríamos negar mais nenhuma oferta, mas após um brevíssimo questionário a moça nos entrega um papel com a última e derradeira oferta: uma espécie de “degustação” do clube, válido por 3 anos, ao custo de R$8.500,00 e válido para cinco semanas de viagens, sendo uma delas internacional, com um pequeno detalhe: cada semana custaria um adicional de “a partir” de R$1.200,00. Novamente tivemos que negar, pelo menos dessa vez não houve nenhuma nova tática de convencimento, apenas uma demora de cerca de 10 minutos para finalmente nos trazer o voucher que nos daria a janta grátis com as bebidas inclusas.

Chegando em casa com mais calma fomos dar uma breve pesquisada sobre estes programas de férias e na hora já pudemos notar que pelos relatos publicados, fugimos de uma roubada. Observamos que este tipo de programa de férias é vendido em diversos resorts do Brasil, e as reclamações são frequentes. Como exemplo podemos pegar o Enotel, hotel de Porto de Galinhas, pela quantidade de reclamações no site ReclameAqui. Até notícia de ação judicial contra a RCI pode ser encontrada. No fórum Falando de Viagem, há também um tópico com diversos posts sobre este tipo de programa. Nos relatos que lemos os principais pontos citados são os seguintes:

  • Dificuldade em realizar reservas, mesmo em média temporada ou então tentando agendar para a alta temporada com bastante antecedência. Durante toda a conversa nos é vendida a idéia de que não teríamos problemas com reservas.
  • Sistema All/VIP Inclusive nem sempre está incluso na reserva pela troca dos pontos. Muitas pessoas reclamam que tiveram que arcar com valores altos para incluir o sistema de refeição all-inclusive nas reservas
  • Valor pago pelo clube + valor do intercâmbio + valor das refeições acabava ficando maior do que fazer a reserva sem ser associado.
  • Extrema dificuldade em remanejar datas de reservas, mesmo com bastante antecedência
  • Multas pesadas para cancelamento do contrato
  • Expiração dos pontos a cada ano, ao contrário do informado no momento da venda, onde não haveria expiração

Para ser justo, encontramos também relatos de pessoas elogiando o programa, dizendo que nunca tiveram problemas com reservas e que tudo corre a mil maravilhas. Porém olhando percentualmente, as reclamações superam os 95% do total de veredictos.

O objetivo deste post aqui é simplesmente alertá-los sobre esse e qualquer outro tipo de programa de férias que lhe for ofertado: não caia na lábia dos vendedores ou então na emoção do momento, pois saiba que você estará criando uma dívida pelos próximos três anos, além do alto valor da entrada dependendo de qual plano adquirir. Assim como qualquer outra aquisição que você faz na vida, busque pelo menos fazer uma pesquisa antes de assinar qualquer papel, sobretudo porquê depois de mais de duas horas escutando os vendedores buzinarem na sua orelha, certamente você não vai ler as letrinhas miúdas nas dezenas de páginas do contrato.

A estratégia da “oportunidade única” é bastante agressiva e muitas vezes as pessoas acabam seduzidas pelas vantagens oferecidas e fecham os olhos para os eventuais asteriscos ou regras que não estão explícitas e podem transformar o clube dos sonhos num verdadeiro inferno.

62 thoughts on “RCI / Vacation Clubs – Oportunidade ou uma armadilha?

  1. Pingback: Retrospectiva 2016 | ALFA Dicas de Viagens

  2. Exatamente isso. Até parece que fomos nós que escrevemos este post. Foi exatamente isso que aconteceu com a gente! Parabéns pelo artigo!

  3. Exatamente isso. Até parece que fomos nós que escrevemos este post. Foi isso que aconteceu com a gente! Parabéns pelo artigo!

  4. Boa noite, meu nome é Rangel, comprei nesse fim de semana 6 cotas do royal thermas em olimpia sp, cada uma saiu por 40mil sendo que para cada uma delas tenho direito á 2 semanas alta e 2 semanas altissima temporadas me pareceu um bom negocio, pois dentro do hotel acabei conhecendo pessoas que tem já mais de 20 cotas e compram pra fazer investimentos e foi esse meu interesse maior opinião negativa de reclame aqui não pode ser levado em conta para negocios, pois se fosse assim ninguém assinava net sky ou comprava carro zero pois todas empresas tem reclamações de insatisfação ainda vai demorar 6 meses para as minha cotas começarem a dar retorno financeiro vou aguardar ouvi relatos de pessoas que investem até mais de 100 cotas em varios resorts em todo pais e até fora, esse é meu interesse garantir minha aposentadoria já que com esse governo podemos esquecer disso, vou postando pra vcs minha experiência, espero que seje boa rsrs.

  5. Obrigado pelo artigo. Usaram exatamente o mesmo script, tentaram convencer fazendo cálculos usando como referencia os valores das diarias do Resort que são fora do padrão do mercado na prática.

    • É isso aí Carlos, temos que abrir o olho. Se fosse tão vantajoso como falam, estes programas seriam melhor divulgados, e não assim na “surdina”.

  6. Também aconteceu isso comigo e atualmente em função da minha indisponibilidade do meu trabalho não consigo ficar os 7 dias exigidos. Alguem sabe se consigo vender meus pontos para a RCI ou se existe alguma comunidade que possamos vender nossas semanas? Obrigado

    • Olá Mario, tudo bem?
      Creio que vc consiga de alguma forma ‘vender’ estes pontos, mas não para a RCI, e sim para outro hóspede que faria uso da sua reserva. Mas acho que é algo meio clandestino.

      • Olá. É possível vender os pontos do hotel, doar, herdar ou presentear.
        Não é ilegal, está em cláusula de contrato. Apenas precisa informar ao estabelecimento o nome dos hóspedes.

        • Boa tarde Carol, tudo bem? Não entendemos o seu comentário. Você comenta sobre o ‘repasse’ de pontos por conta de algo escrito no post?

        • Exatamente, os pontos são nossos e fazemos o que quisermos, inclusive dar de presente!! Está sim no contrato!!!

    • Olá também comprei e precisamos mover uma ação conjunta contra essa fraude. Gostaria de conhecer outras pessoas para tomarmos uma ação de proporções maiores. Ja abrir uma ação contra o resort de Caldas Novas. Mais como as coisas sao demoradas no Brasil estamos esperando.

      • Bom dia Tania, tudo bem?
        Como nós não adquirimos não podemos te ajudar nesta questão. Sugiro dar uma olhada em páginas do Face, se tem alguma página relacionada a isso.

        Um abraço!

      • Boa noite,eu e meu marido estamos em busca de pessoas que querem abrir uma ação contra a RCI, Meu numero 11940470896 watts

          • Não somos da RCI Priscila. Sugiro entrar diretamente em contato com eles pelo site deles.

          • Não somos da RCI Priscila. Sugiro entrar diretamente em contato com eles pelo site deles.

        • Não somos da RCI Priscila. Sugiro entrar diretamente em contato com eles pelo site deles.

  7. Exatamente isso que acontece.
    Minha mulher, eu e mais um casal de amigos fomos ate o Enotel em Porto de Galinhas dia 10 de janeiro.
    Realmente a conversa e a tentativa de lavagem cerebral para aquisição do plano é tentadora.
    Mas quando a esmola é facil demais o santo desconfia.
    Cuidado! Picaretagem a vista

    • Isso mesmo Gabriel, tem que abrir o olho! Abraço e obrigado pela visita ao blog!

  8. Estou em Porto de Galinhas e acabei de chegar do Enotel, depois de três horas de muita insistência, mas com um desconto de trezentos reais. Preferiria ter pago seiscentos a passar pela negociação forçada que tive agora. Pelo menos comecei a questionar as práticas de marketing em voz alta e me liberaram mais rápido. Tive interesse na aquisição de 400 mil pontos, válidos por dez anos, uma semana de hospedagem no Enotel e 5 anos grátis de RCI por cerca de 33 mil reais, à vista. Pedi para pesquisar o preço dos pontos no mercado secundário para o caso de precisar vendê-los, mas aí começaram as ofertas imperdíveis. Questionei como pagaria um boleto no valor de um carro zero sem pesquisar, mas não fui compreendido. Aí minha esposa falou: como vamos confiar 10 anos e 30 mil neste pessoal, se eles não nos confiam sequer um dia para pensarmos na proposta? Ainda bem que tenho esposa. Se quiserem investir em cotas de resorts, lembrem que é algo muito sério, e que deve ser objeto de muita reflexão. Nunca comprem nada no impulso.

    • É isso mesmo Thiago, eles tentam te convencer a todo custo de fechar o pacote no dia, isso não existe! Fazer uma dívida de 30 mil reais sem pensar. Você fez certo!

  9. Parece piada, mas não é…
    Estou hospedado no Enotel em Porto de Galinhas, e HOJE pela manhã resolvi dispor de 60 minutos do tempo de minha família aqui para ouvir sobre esse “programa de férias”.
    Logo de cara frisei que não fecho nenhum negócio na hora, que isso pauta meus investimentos e não mudaria hoje, principalmente em férias.
    Pois bem, passados os 60 minutos a “consultora” (coitada) me disse que nos próximos 60 minutos de explanação…. lhe interrompi na hora: “como assim nos próximos 60 minutos? Vocês me disseram que precisariam de uma hora minha e da minha família, agora você diz que precisa de mais uma hora? Nos estamos em férias minha senhora!”
    Daí em diante os argumentos dela só pioraram… “mas se o senhor percebeu, nos dissemos NO MÍNIMO 60 minutos…”
    Caros, não sou de ficar calmo nestas situações e eles me tiraram do sério! Fiz um escândalo tamanho que devo ter afugentado os demais casais que estavam ainda por ser atendidos…
    E agora, lendo esta matéria, nem me arrependo mais de ter estourado. Não aceito que me enganem. Cumpro o acordado sempre em minha vida, e exijo o mesmo, portanto, fiquei até feliz porque além de gastar pouco mais de uma hora do meu tempo, devo ter salvo outros tantos dessa roubada!
    Lamentável ima rede hoteleira como o Enotel se prestar a isso. O hotel é interessante, tem um custo beneficio interessante, mas não se trata os hóspedes como se quisessem enganá-los. Aqui não volto mais!
    E a vocês do blog, parabéns pela iniciativa e informações. Retratam a realidade do que realmente acontece.

    • Perfeito Rodrigo, é exatamente isto.
      E a questão do hotel se sujeitar a isso também me assusta um pouco, pois o Costão do Santinho aqui em Santa Catarina é um hotel de renome, acho muito estranho eles aceitarem esse tipo de divulgação/extorsão dentro do estabelecimento.

  10. Infelizmente não fomos tão espertos, é fechamos a compra de 300.000 pontos, agora que acordei depois de pagar 8 parcelas, solicitei o cancelamento estou aguardando mas acho q vamos perder tudo. Fica o alerta

  11. Oi
    Os programas de férias são oferecidos pelos maiores resorts do mundo e dúvido muito q os mesmos irão sujar os nomes por pouca coisa (pouco para eles q tem rendimento de milhões de reais por mês, pq pra mim 10 conto é muito rsrs).
    Mas vcs não adquiriram o programas e estão falando sem conhecimento prático, existe no Facebook uma página chamada “viajando pela RCI” é de usuários de programas de férias de vários lugares, onde trocam ideias, experiências, vendem semanas e tudo mais!
    Acho que assim terão mais informações sobre o assunto de forma bem clara e real pq são de pessoas q tem programas de férias falando o que acham se gostam ou não!

    • Olá Karina, tudo bem?

      Tenho certeza que tem pessoas que conseguem usufruir dos benefícios do RCI, mas na época que fizemos este post, foram feitas inúmeras consultas no Google e só achamos gente falando mal do programa. Não tinha conhecimento sobre esta página do Face, irei dar uma olhada e dependendo de como for até daremos uma editada no post.

      Sobre os resorts, nosso ponto é sobre a insistência com que o programa é oferecido às pessoas, deixando elas até mesmo constrangidas ou sem pra ter onde correr na hora, me desculpe, mas na nossa opinião acaba sujando a reputação do local, pois a pessoa estará geralmente de férias, descansando, e tem que ficar lá horas escutando os vendedores e se sentindo até mal em dizer não repetidamente umas 200 vezes. É quase uma lavagem cerebral.

      • Fui sócio de um hotel chamado Granja Brasil no rio de janeiro, que tinha parceria com A RCI. Minha família usufruiu muitos tempp da pontuação e não tive problema algum.
        Fui para Fortaleza, Cãncun,….
        O Programa da RCI e´sério, e é claro que devemos ter cuidado na hora de fechar o negócio.

        • Bom dia Carlos, tudo bem? Então, concordo que tudo é questão de saber usar o programa. O meu post visa alertar as pessoas que por conta da empolgação/lavagem cerebral que é feita no momento da compra, acabam se endividando pelo resto de suas vidas e depois se arrependem. Mas mesmo sabendo usar não vejo muita vantagem no programa, pois para datas mais concorridas já li muitos relatos que é quase impossível reservar qualquer hotel. De qualquer forma obrigado pelo comentário.

  12. Passei por essa experiência há dois dias aqui no Shopping Bosque Grão Pará em Belém. Estava passeando com minha família para comemorar o aniversário de 21 anos de meu irmão, e fomos abordados por um rapaz muito simpático (até demais!), dizendo que gostaria de nos apresentar uma oportunidade imperdível em “poucos minutos”. (Esses poucos minutos acabaram se transformando em mais de uma hora perdida, quando poderíamos muito bem ter aproveitado esse tempo de uma forma bem mais produtiva).

    O script foi exatamente como relatado no artigo. O cara não parava de falar um instante. Eu já estava ficando incomodado com aquilo, pois dava pra notar claramente que era uma coisa forçada, nada espontânea. Logo de cara fiquei desconfiado de toda aquela conversa, pois parecia ser bom demais para ser verdade!

    Tivemos que dizer vários “nãos” pois as tentativas foram inúmeras de nos empurrar aquela venda a qualquer custo, até finalmente conseguirmos sair daquela tentativa frustrada de lavagem cerebral.

    Tivemos que dizer várias vezes que aquilo não estava em nossos planos e muito menos dentro de nosso orçamento no momento. Ninguém sai de casa para passear no shopping com a família com a ideia de comprar um apartamento em algum resort! Isso não é uma coisa que se decide de supetão em um momento de impulso. Isso é algo que exige muito tempo de pesquisa e reflexão, além de muito dinheiro, é claro!

    Um fato curioso é que havia um casal numa mesa a poucos metros conversando com outro consultor e, do nada, o cara começou a chamar a atenção de todos no recinto, parabenizando o casal por terem supostamente fechado negócio. Tiveram direito até a uma garrafa de champanhe pra comemorar enquanto o consultor pedia uma salva de palmas de todos ali presentes. Isso me fez lembrar muito o ‘modus operandi’ de outra empresa, uma tal de Hinode, mas isso já é outro assunto…

    Depois em casa, com mais calma, chegamos até a cogitar a possibilidade de que aquele casal era apenas uma armação para tentar reforçar a tática de convencimento. kkkkkkk

    Enfim, esse tipo de comportamento por parte de muitas empresas só serve pra sujar a imagem dos verdadeiros profissionais de marketing, pois um serviço ou produto bom mesmo, vende por si só. Não é necessário táticas desonestas para tentar empurrar algo à força para um cliente.

    Parabéns pelo artigo. É muito importante esse tipo de esclarecimento e espero ter contribuído de alguma forma. Boa noite!

    • Bom dia Raphael, tudo bem?

      Muito obrigado pelo seu relato. Nos comentários teve apenas uma pessoa “apoiando” a empresa. Assim, o programa até pode ser bom para quem acaba aderindo, mas como você falou, produto que é bom vende pelo produto, não pela insistência do vendedor. Com certeza o esquema do champanhe pode ter alguma armação no meio, já tinha lido sobre isso em outros fóruns.

      Abraços!

  13. Hj fechei um pacote com a CVC para Ilhéus Canabrava resort, ficou 5.700 pra 1 casal e 2 filhos menores, já incluso passagens aéreas ida e volta, com sistema ALL inclusive.
    Meu amigo associado da RCI Vocation Club foi fechar o.mesmo pacote para irmos juntos ficou mais caro que o meu particular, cobraram tanta coisa que no fim , já estava virando piada , hotel paga uma taxa já de 650 reais, mais 750 de intercâmbio, e tinha de pagar alimentação separada mais 150 por pessoa , cada dia, e tinha de procurar aéreo na mesma data, mas a RCI disse que poderia alterar a data de hospedagem se preciso fosse ou seja não é seguro fechar aéreo, resumindo é uma dura RCI vantagens , só tem desvantagens ele foi lá na CVC fechou particular mais.em conta e dividiu em 10x .. agora a dor de cabeça e cancelar o contrato com RCI , outra novela…

    • Muito bom seu relato Rodrigo, inclusive para rebater o comentário da única pessoa que falou que vale a pena o RCI. Essa semana inclusive estava conversando com um amigo meu que acabou assinando um dos planos mais baratos do RCI, e ele também comentou da dificuldade de reservar algo pela RCI, mesmo com bastante antecipação. É realmente lamentável este monte de “astericos” que aparecem principalmente na hora de reservar.

  14. Você tem toda razão eu comprei sai muito mais caro do que viajar por conta própria, obviamente estou usando pois já fiz a merda O jeito e não jogar quase 60 mil reais fora ,para cancelar é dificílimo além da multa altíssima que deveria pagar ,como já usei o plano para viagens RCI perderia ainda mais ,como me falta só um ano para acabar de pagar prefiro terminar que me aborrecer ainda mais .Minha sugestão é que não se deixe embrulhar…..Que muito difícil pois é mais ou menos assim pague para entrar e reze para sair .

    • Olá Cláudia, infelizmente dentro do plano também já li relatos que é quase impossível sair. Para sair só pagando praticamente o que falta. Mas se você pagou 60 mil reais e está quase acabando, já utilizou bastante? Poderia relatar quais as principais dificuldades/problemas do plano para alertar o pessoal aqui?

  15. nos também caimos na comvesa deles ,mas foi em Orlando Florida
    eles deram whatzap deles para mostrar que esta tudo certo, cartório tudo certinho,
    hoje( 2 meses) temos duvidas tentamos falar com eles, nada de resposta, achavamos por ser nos Estados Unidos seria uma empresa Seria

    • Olá Sandra, tudo bem? Infelizmente eles agem no mundo todo. Você acabou comprando que plano?

  16. Depois de ler todo o artigo e perceber que vocês nunca foram associados, fiquei decepcionados.
    Pra alguém ser respeitado, ao menos tem que conhecer do que está falando.
    Bom, espero que nos próximos posts, vocês escrevem sobre algo que realmente conheçam!!!

    • Kleber, primeiramente obrigado pelo comentário.
      Não acho que eu precise participar de algo para falar bem ou mal. Na realidade apenas observando os valores cobrados já é possível ver que participar desse clube não é tão vantajoso, pois você se prende num plano por anos, com inúmeras clausulas em caso de rescisão que não beneficiam em nada o cliente. Além disso, se você pesquisa por opiniões de outras pessoas e vê que mais de 90% delas estão falando mal do produto, com certeza o problema não são os clientes, e sim o produto, ou você não concorda com isso?

      Enfim, acreditamos que se fosse tão bom o clube assim, os vendedores não agiriam praticamente efetuando uma lavagem cerebral e “obrigando” a pessoa a assinar o pacote no dia em que o clube é mostrado para ele. As regras são muito obscuras e tiram toda a credibilidade do programa. A RCI deveria rever estes pontos e trabalhar numa transparência maior com o seu cliente.

      Aproveitando o seu comentário, você por um acaso é filiado ao programa? Ou conhece alguém que seja?

  17. Olá Fabio,

    parabéns pelo artigo! Muito bem escrito!

    Me ligaram hoje oferecendo uma visita em um resort para day use e apresentação de 60 minutos. Não quis ir pois imaginei que seria algo conforme você descreveu acima. Trata-se quase que de um golpe, parecido com pirâmide, na base da insistência. E dá certo para pessoas não muito analíticas, como a maioria. Eu também tomo decisões após refletir e questionar bastante. Eu também não teria contratado!
    Admiro sua paciência, eu teria dado umas trucadas, deixado o vendedor sem respostas e ido embora.

    Sua análise foi muito bem feita e detalhada. Sinceramente considero o linguajar e o modo de pensar muito parecido com o meu.
    Eu fiz a conta: 300 mil pontos dão direito a 16 semanas em média temporada. Cada diária, neste hotel, em setembro por exemplo custa 1000 reais. Se você aplicar o valor da entrada e parcelas, no final de 10 anos você teria pago as 16 semanas de uso e te sobraria R$ 42.731,01 + correções inflacionárias, fiz tudo no valor presente. Sendo assim não tenho dúvidas: NÃO VALE A PENA!

    Não tenho dúvidas que você com esse poder de análise e boa escrito é (ou será) bem sucedido na vida!

    Abraços
    Fabio (Xará)

    • Fala xará, tudo certo?
      Nossa, você foi ainda mais a fundo e calculou até o valor com correções inflacionárias!! Meus parabéns!
      É exatamente como vc falou, podemos considerar até como um golpe!! Complicado mesmo, tenho um colega que aderiu ao plano de 10 anos e até hoje se arrepende.

      Um abraço!

  18. Propaganda enganosa RCI / costao do santinho vacation club!

    Se voce esta lendo esse comentario tenha certeza do mau negocio que será para voce assinar e fazer parte desse programa da RCI juntamente com os resorts ao redor do mundo! É propaganda enganosa!

    Eu e meu marido como muitos casais fomos convidados a passar um dia no no resort e a conhecer as “vantagens” do programa de Ferias! É pura enganacao! Pode parecer vantajoso mas em momento nenhum os vendedores te dizem que ao escolher um resort com seus pontos voce vai ter que pagar alem do all inclusive (refeicoes) do resort TAXAS ABSURDAS de 2/3 mil Euros por semana no resort q vc escolher. Só o valor das “taxas” paga a semana inteira no hotel q vc vai ficar se fizesse particular.

    Aconteceu conosco na espanha e foi uma incomodacao sem tamanho! Pagamos a mensalidade, a taxa de intercambio dos pontos e chegando la fomos taxados em 3 mil euros pelo hotel, sendo que num site de reservas de hotel convencional tipo booking a reserva particular da mesma hospedagem era os mesmos 3 mil euros das “taxas”.

    Nao caia nessa! É golpe!

  19. srs e senhoritas…boa a tarde a todos
    acabei de fazer o meu plano aqui em caldas novas..exatamente do jeito que o amigo postou…eu acertei co eles naquela ultima tentativa..vamos a uma reflexão…….

    esses clubes de ferias sao feitos inicialmente para vc curtir a rede de hoteis que vc fechou…no meu caso a rede diroma que tem diversos empreendimentos em forma de hotel em caldas novas alem.de dois parques aquáticos clubes…

    vou pagar 36 prestações de 369 totalizando 13284 que me dao direito a 100000 mil pontos em cinco anos

    com essa pontuação consigo vir a caldas novas e ficar duas semanas, ou seja 14 dias por ano..totalizando 10 semanas ou 70 dias ….todas vez que eu vier pagarei 420 reais por semana e terei entao mais um custo de 4200 reais

    total de gastos nesses 5 anos = 17484 reais…ou seja 249 reais por dia

    ficando uma media boa ..ja que eles possuem hotéis da rede de diversos valores…e lembrando tb que vc podera usar todos as instalações de todos eles…

    feito isso vamos a mais uma reflexão. alem disso existe a parceria com a rci …. que é um plus..no meu caso os primeiros tres anos nao paguei..ele me ofereçam…meu trabalho tenho flexibilidade de tempo…e tenho paciência tb…pq isso e um sistema de troca..vcs tem que ter em mente que o seu empreendimento..o seu clube de ferias tera uma nota…e sera revertido em pontos no rci…e ai que vem o negócio..no meu entender…vc tem que fazer cintas primeiro..eu ja fiz isso ..no meu caso tenho que procurar algo que seja equivalente ao que eu vou pagar..nao vou colocar explicadinho…mas qualquer destino nacioanl..e vou gastar na media 355 reais a diriaa e internacional 414….por esse motivo irei senpre pesquisar primeiro o valor dos hoteis no booking da vida e depois sim ve se vale a pena com as taxas do rci….tb tenho pesquisado muito…e vejo que tem pessoas que sabem usar e outras nao…pessoas que compraram com intuito de somente usar o rci …pessoas que pagarqm muito caro ..eu preferi pagar um mais em conta..para exatamente isso…verificar se e bom ou não..vale lembrar que site da rci tem descontos em pontuação dos emprendimentos associados..o meu hije em em dia tem valor de 15 pontos no rci …e tem empreendimentos que tem ponto 4 a semana..e por ai vai…reflitam…a forma agressiva como eles vendem realmente nao e legal..mas e um negócio…e quem ama viajar como eu…ta valendo o risco sim..vou estudar como se usa…e tenho convicção que serei feliz…um Abç a todos

    • Obrigado pelo comentário Leonardo!
      Mas neste caso você não acha que é mais jogo fazer toda essa pesquisa sem estar vinculado a um sistema que te prende a alguns estabelecimentos apenas?

      • Olá….estive pesquisando sobre o Manhatan e o RCI e acabei visualizando esses vários posts…fiquei muito intrigada e agora preocupada…porque eu e meu esposo fechamos uma cota com o Manhatan Resort que inclui contrato com essa RCI…sabem me dizer se eu posso cancelar esse contrato?

  20. boa tarde a todos…entao fabio.

    a rci tem muitas opções…opções essas que me interessam. Por isso entrei. e pelas minhas contas e pesquisas pagarei a menos para frequenta los. Temos grupos de zap e face e nesses grupos ja visualizei varios relatos que tendem para o lado de valer a pena.

    • Entendi Leonardo, mas infelizmente nem todo mundo tem a sua paciência para fazer todas estas pesquisas e talvez por isso não valha a pena para eles. É uma opção de cada um, se para você está valendo a pena, ficamos felizes.

  21. Passei por essa situação constrangedora final de junho no Beach Park. Resolvi depois do almoço ir andando pela praia com minha família para curtir a beira do mar e aproveitar, chegamos ao Beach Park pela praia e fomos perguntar valores pra entrar no parque aquático, pois viriamos 2 dias depois pra usufruir do parque, demos de cara com um rapaz de camisa branca escrito “VACATION CLUB” que nos ofereceu de cara 3 almoços individuais e uma linda toalha do Beach Park para minha filha de 6 anos, e que só queriam 50 minutos do nosso tempo para nos apresentar um vídeo. Perguntaram o carro que eu tinha, o que eu fazia, qual era a minha renda, até me sinto envergonhado de ficar dando dados que ninguém nunca pede e que também não é da conta de ninguém, pois nos levaram pra uma sala e lá começou minha raiva, o cidadão perguntou pra onde viajavamos, e desenrolou toda a historia por mais de 1 hora e meia, no final chamou o gerente dele que veio com valores de 175 mil, mas que na hora isso caía pra 75 mil e teria 600 mil pontos, comecei a negar e foram baixando valores como em todos os outros casos citados aqui, e de vez em quando um desses consultores levantava fazendo aquela gritaria de que fulano e ciclano acabara de “adquirir” o plano e pedia palmas, e como sempre o casal constrangido sentado e calado ficava, eu além de ja estar com raiva, minha filha querendo praia, o gerente querendo fechar, eu com calma disse que não queria naquele momento, pois teria que ver se cabia no meu orçamento, eles insistiam, disse que nem com o cartão eu estava ali na hora, tiveram a cara de pau de perguntar como eu estava lá então, respondi que eu estava com dinheiro, e de fato eu não estava mentindo, disseram que disponibilizavam meu traslado até o local que eu estava sem custo algum, nessa hora eu de novo em tom mais agressivo disse que não teria como fechar antes de analisar se poderia pagar, levantei e fui para a praia, isso já tinha perdido toda a tarde que tinha tirado pra alegrar minha filha. Ficando só minha esposa, que uns 5 minutos foi atrás de mim pra perguntar o que faria, pedi pra explicar a eles que eu não voltaria mais e que pela insistência eu não queria mais nada, ela voltou e os explicou que não teria interesse, pegou os almoços e a toalha, nisso começou a escurecer porque em fortaleza 17:30 ta praticamente noite, fiquei muito perplexo um grande complexo como o Beach Park deixar colocar pessoas totalmente incovenientes num lugar de alegria, quantas pessoas não saem com raiva dali, por onde você anda lá dentro eles estão aos montes, voltei 2 dias depois dando não a todo mundo que via pela frente, temendo qualquer coisa, mas agora sou vacinado, perder 3, 4 horas do meu dia com o VACATION CLUB nunca mais na vida.

    • Boa noite colega! Também não sabemos como grandes empreendimentos hoteleiros permitem esse tipo de clube em suas dependências. Não dá de entender mesmo! E sobre sua situação, foi muito parecida com a nossa, o pior é o descaso e desprezo dos funcionários da RCI com as pessoas, chega a dar nojo.

  22. Comprei uma fração no Resort Royal Thermas em Olimpia/SP a torre nova que foi entregue agora, já no primeiro ano por terem entregue no mês de julho/2018 nos avisaram que só poderíamos utilizar 7 dias, sendo que pago e caro por 14 dias/ano, entrei em contato e avisei que no meu contrato não tem esta clausula, e questionei como ficaria os outros 7 dias? Nada de devolutiva, além do que não me deram opção de escolher no Natal ou Ano novo já que é alta temporada e altíssima temporada estou com receio de ter entrado numa fria. Se souberem de alguém que tem interesse em adquiri mais uma fração estou a disposição. 67-99107-9822.

  23. Passei essa semana em lua de mel no Resort do Rio Quente e aconteceu o mesmo comigo e meu esposo. Fomos abordados dentro do hotel para uma pequena palestra de 45 minutos(o que na verdade foram 2 horas perdidas) para ganharmos 4 diarias para 4 pessoas no hotel que ficamos hospedados, pagando 600 reais pelos 4 dias. A proposta era interessante e fomos. Chegando lá, uma mulher nos atendeu super bem, passando então para a consultora. A consultora hiper mega simpática, já foi falando coisas pessoais para quebrar o gelo, algo bem forçado, mas educada. Depois de quase 1 hora escutando ela falar e ser interrompida para as infinitas palmas para os novos associados, ela me chama o gerente para a parte de valores. Nos ofereceram todos os pacotes possíveis e impossíveis, e eu falando que não. O gerente começou a me tratar com descaso, pq meu esposo sempre dizia, lá em casa quem define o financeiro é minha esposa, pq a renda variável é dela. E o cara teve a capacidade de falar que uma parcela de 200 reais é ridiculo eu não aceitar. Sendo que ele estava me oferecendo um pacote para ter direito ao hot park não sei quantas vezes por ano. Por mais que eu more em Goiânia, eu praticamente não vou à Caldas ou ao Rio Quente. Só fui essa semana pq era lua de mel e tinhamos que retornar rápido para a cidade. Como eu neguei todas as tentativas, a vendedora foi buscar o tal voucher e nos tratou com uma falta de educação enorme, fiquei super constrangida, sendo que desde o inicio nos foi dado a opção de não aceitar. Perdemos metade do dia, do nosso ultimo dia de lua de mel e fiquei super chateada com a forma que fomos tratados. Tentei refletir melhor sobre esses programas de viagem e ver se valem a pena e cheguei a esse site. Ainda bem que não agi por impulso. So resta saber se ao menos o voucher de 4 diarias para 4 pessoas por 600 reais vão realmente valer a pena.

    • Complicado mesmo Aline. Bom saber que o nosso blog está ajudando as pessoas nessa questão de não agir por impulso!

  24. Ola,

    Muito interessante o artigo, mas vale ressaltar que é um empreendimento para quem gosta/pode viajar, ou seja, tem flexibilidade. Se vocês olharem sobre isso é algo que vale a pena quando se sabe usar e pode usar. Eu comprei uma fração em um hotel e tem parceria com RCI, o ano que eu não puder viajar pela RCI eu posso somente usar minhas diárias no hotel que comprei a fração. E outra coisa sempre terei 7 dias no ano pra ir nesse hotel, ou seja um benefício pra vida toda. Paguei em média 10 mil pela fração e ganhei o benefício RCI e ganhei 1 semana grátis em Cancún.

  25. Hoje meu esposo e eu passamos por esta situação. Depois de uma volta pelo resort fomos levados a uma sala onde haviam outras pessoas conversando com outros consultores. A menina que nos atendeu era bastante simpática, porém falou por quase duas horas, tentando nos convencer das vantagens do clube, sem dizer o valor. Em um certo momento disse pra ela que os 60 minutos já haviam passado, que já estava cansada e mal humorada. Aí ela chamou o gerente para passar a proposta financeira.
    A oferta era 900.000 pontos por cerca de R$85.000,00 que poderiam ser divididos em 48x “se fechasse naquele momento”.
    Assim que falaram o valor eu disse que não tinha interesse que era muito melhor investir esse valor, que só com a rentabilidade tiraria férias e manteria o capital. Que não havia qq motivo para adiantar o pagamento de 15 anos de férias e deixar o clube trabalhar com meu dinheiro. Nesse momento o gerente disse que para o dono do Enotel esses 1000 e poucos reais que eu pagaria por mes não eram nada. Eu disse que se pra ele era ou não alguma coisa não me importava, que o dinheiro era meu e que eu que sabia o que era melhor pra mim. Nesse momento ele quis fazer uma proposta por menos pontos, só olhei para o papel e disse que não queria e ponto. Chamaram outro funcionário, dizendo que faria a pesquisa de avaliação do atendimento. Quando ele tentou mais uma vez me oferecer o plano fui direta, disse que não fecharia independente da proposta, que já estava ali havia duas horas e estava cansada e que iria embora. Ele disse que tudo bem e a consultora nos acompanhou até a saída. Foi muito constrangedor e depois disso eu meu esposo concordamos que jamais nos hospedaremos na rede enotel, pois a impressão que tivemos da rede foi péssima, situação deprimente.

    • Complicado mesmo Michele, a rede de hotéis, que às vezes até pode ser boa, acaba se queimando por conta desse clube. Realmente não entendo porque permitem a ação destes profissionais dentro de sua rede hoteleira!

  26. Ola,

    Fui abordado também por um promotor em Gramado da GJP Hotéis, do mesmo dono da CVC. A história que vc contou foi idêntica ao que aconteceu comigo. Me ofereceram um plano por 45 mil de entrada mais 36 x de 1880. Que furada isso.

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